domingo, 4 de agosto de 2024

O recomeço como receita para o sucesso

O insucesso transforma-se numa oportunidade de grandes conquistas se usado com inteligência e como momento de recomeçar. Ele faz parte da vida de quem arrisca, projeta, cria. Não recomeçar frente ao insucesso é entregar-se ao fracasso.

O insucesso faz parte da vida. Nós sentimos seu peso quando por muitas vezes não alcançamos objetivos planejados. Frente a essa experiência desoladora é necessário experimentarmos o ideal do recomeço, uma vez que o insucesso não pode ser o fim de um projeto no qual investimos tantas energias e expectativas.

Somente recomeçando na vida, repensando nossos projetos, refazendo meios para concretizá-los... Etc. superamos nossos insucessos e abrimos novos caminhos, pois recomeçar é abrir novos caminhos.

Na vida temos muitas oportunidades. Elas exigem esforço e iniciativa. Exigem inteligência, sabedoria e disposição para a possibilidade de uma nova frustração. Não podemos ter medo de encararmos desafios em virtude da possibilidade do insucesso, pois ele só existe onde há tentativa de conquistas, de realização de projetos.

Quando fazemos profunda experiência de não conseguirmos nossos objetivos, sentimo-nos fracassados, com o sentimento de nunca podermos alcançar o que tanto queremos. O fracasso é a conseqüência de não recomeçarmos frente ao insucesso. Recomeçar nos alimenta. Em cada ato de recomeço, damos adeus ao sentimento de fracasso e nos nutrimos com o sentimento de quem é capaz de vencer as dificuldades que a vida apresenta.

Recomeçar é a receita do sucesso. Se numa primeira tentativa nos frustramos, desistir de uma nova tentativa pode ser o aborto de uma grande obra. Frente a essa frustração cabe-nos usar nossa inteligência para repensarmos o caminho e recomeçarmos. Recomeçar é um ato de grandeza que só quem viveu o insucesso pode experimentar.

Porto Alegre – RS, 08/05/2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário